Translate

domingo, 23 de janeiro de 2011

Conversa entre amigos: Poesia (I)


Herasmo Braga
Receber amigos é algo que agrada qualquer individuo. Seja para uma simples visita, confraternização ou mesmo em certos momentos delicados da vida. Tão importante e prazeroso quanto a sua chegada são as conversas. Atualizar questões, debater assuntos dos mais diversos é um exercício não só de convivência, mas também de inteligência.
Em uma destas visitas eis que surge a pergunta o que é poesia? Todos nós tentamos das mais variadas formas sustentar uma resposta completa e didática, no entanto, diante do olhar de não entendimento, desisitimos. A poesia não só é algo complexo para se produzir, interpretar, mas também conceituar. No desenvolver das nossas conversas o tema poético foi sendo desenvolvido e aprofundado.
Entre os temas poéticos destacado foi sobre a primeira geração de literatos no Piauí. Todos reconheceram a grandiosidade desta primeira geração de intelectuais piauienses, surgida no final do século XIX e início do século XX. Nomes como Clodoaldo Freitas, Hignio Cunha, Abdias Neves, Lucídio Freitas, Da Costa e Silva são nomes marcantes não só nas nossas letras como também grandes formentadores culturais da província naquele momento. Esta geração marcou não só o surgimento de uma valiosa geração de intelectuais, como também, a mais bela e profunda geração de intelectuais até os nossos dias. Eles souberam como poucos dialogar a tradição com o momento presente. Realizaram leituras verticalizadas sobre uma gama dos mais refinados mestre das artes e não deixaram a desejar nada em relação as outras geradas nos mais diversos estados brasileiros. Todavia, mediante a um processo natural ocorreu a substituição dela.
Assim, nos anos vindoros deste processo analisamos hoje que o brilhantismo de antes não se sustentou. Poucos se destacaram como por exemplo, após quase 50 anos, tivemos dois individuos de grande potencial que em muito se assemelhavam na seriedade e no talento intelectual e cultural a grande geração primeira. As notáveis figuras surgidas nesse momento foram: H.Dobal e O.G. Rego de Carvalho.
Mas, os anos se passaram e a formação de um grupo tão qualificado como os primeiros não se firmava. Não surgiram, portanto, tão grandes nomes ou grandes obras nem dentro e nem fora da Academia Piauiense de Letras. O que ocorria nesta momento como até os dias presentes foram e são brigas de egos através de produções literárias de qualidades irregulares e teorização ou diálogo com os clássicos feitas superficialmente.
Advertimos, no entanto, que não pretendemos com estas questões ser reducionistas, mas apenas promover o debater em um texto curto - de maneira responsável - algumas observações sobre a produção literária em um primeiro momento do gênero poético no Piauí, em especial em Teresina nos ultimos anos .
Dentro das mais recentes produções podemos desenvolver de maneria didática duas matrizes. A primeira situamos em um fazer poético muito mais associado a uma interpretação não bem desenvolvida dos clássicos. Observamos que a partir dessas construções tivemos a elaboração de poemas com sentidos e procedimentos poéticos deficientes. Claro que no meio deste celeiro podemos encontrar algumas raras agulhas, mas no geral há muito mais feno.
Se de um lado tinhamos os interpretes deficientes que confundiam produção poética com interpretação apressada dos clássicos, ou mais especificamente, reconstrução deficitárias dos poemas; por outro tivemos a construção de poemas planfetários. Esses poemas ganharam força e projeção durante um forte período histórico de repressão e censura. Após esse momento histórico por carência nossa, tornaram-se mitos e foram cultuados pelo saudosismo de plantão do tempo presente. E hoje estas produções e, outras mais recentes, estão sob a égide dos teóricos da academia universitária, estão cobertos diante de uma linha denominada Estudos Culturais. Portanto, outros poetas ganharam projeção ao valorizar seguimentos sociais marginalizados. Enfatizamos que não causa neles nenhum mal estar devido a esse apadrinhamento de outras fontes para ganhar credibilidade e representação estética.
Essas duas matrizes continuam a (re)produzir efeitos e defeitos. Vários são os apressados em nossas terras que se lançam a produzir poemas de baixo valor estético. Criam grupos, denominações, maneiras de divulgar seus trabalhos das formas mais formais ou bizarras possíveis.
Asseguro aos que se dedicarem a leitura deste pequeno comentário, que para construir este texto, com essas observações; não fomos levianos ou todo impressionista para fazê-lo. Lemos sim poemas, mas não muitos. Não foi por falta de material, mas falta de ânimo em mergulhar em tanto feno. Pretendemos assim, como já destacado anteriormente, promover o debate e não cair tão somente nos discursos vazios, perdendo assim, tempo ouvindo reclamações dos que se sentirem ofendidos pessoalmente, já que infelizmente no nosso Brasil nos parece que criticar um texto de alguém é estar a se criticar pessoas.

Nenhum comentário: